No último domingo, 18 de setembro de 2022, o MobiCaxias compareceu na 4ª edição da Maesa Cultural. O evento iniciou às 9h e foi realizado na Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição. Durante o dia, a rua ficou bloqueada para o trânsito. Na ocasião, compareceram 420 expositores, proporcionando à comunidade artesanato e produtos da agroindústria da região, além de ações da economia solidária e criativa, brechós e shows culturais.
O público pode ainda participar de visitas guiadas à estrutura interna do histórico complexo arquitetônico que, no passado, abrigou a sede da Metalúrgica Abramo Eberle. Inaugurado em 1948, quando o empreendimento completava 52 anos, o complexo conhecido como a Fábrica 2 concentrava os trabalhos de fundição, mecânica, forja e produção de talheres. Foi lá, por exemplo, que o Monumento ao Imigrante foi fundido, entre 1953 e 1954. As visitas guiadas são gratuitas, das 14h às 17h, com 30 pessoas por turma e por ordem de chegada. Segundo a secretária Municipal de Cultura, Aline Zilli: “A ideia é que as pessoas possam circular pela parte externa em torno do prédio e possam adentrar os portões para conhecer um pouquinho às áreas verdes da arquitetura, que é tão representativa de uma época de Caxias também”.
A iniciativa do evento partiu em parceria da Prefeitura da cidade, da Câmara de Vereadores e da União das Associações de Bairros (UAB) após a cobrança da população em ocupar o espaço da Maesa para a feira. Nesta edição cerca de 50 mil pessoas prestigiaram o evento. Estima-se que cada expositor tenha faturado cerca de 500 reais.
O MobiCaxias gostaria de destacar que o evento é realizado sempre no terceiro domingo de cada mês. Deixamos o convite para que as pessoas comparecem na Feira, que conta com diversos feirantes e diversas atividades realizadas ao ar livre – todas elas gratuitas.
Veja mais sobre a Feira Maesa Cultural clicando aqui