Vivemos um tempo em que pensar em sustentabilidade é para ontem, missão para qualquer marca que deseja se manter no mercado. Se dar prioridade a processos e materiais comprometidos com o futuro do planeta é um dever global, a valorização da identidade surge como uma medida mais local para que as empresas consigam chamar atenção num cenário cada vez mais saturado de opções ao consumidor. Foi pensando em atrelar justamente essas duas importantes vertentes – sustentabilidade + identidade – que surgiu o projetoÂÂ Feito na Serra. A iniciativa, liderada pelo Sebrae, reuniu 13ÂÂ marcasÂÂ locais para identificar e desenvolver potencialidades únicas. O resultado poderá ser conferido a partir desta terça, no Laboratório Lojas Magnabosco (Rua Sinimbu, 1824), em Caxias.
O projeto Feito na Serra Gaúcha proporcionou aos participantes uma oportunidade única de aprendizado com mentores como estilista brasileiro disseminador de práticas sustentáveis Walter Rodrigues, a estudiosa em moda, cultura e identidade Bernardete Venzon e a pesquisadora de comportamento e consumo Tatiane Alves. A partir da iniciativa surge oÂÂ SeloÂÂ Feito na Serra Gaúcha,uma marca do Sebrae criada para identificar as empresas que compõem a coleção. Quem está no projeto vai ser agente de ações de expansão de mercado, como apoio à exposição dos produtos em eventos nacionais, feiras e showrooms para expansão de mercado. A iniciativa inédita será ofertada anualmente, permitindo a renovação das marcas participantes, bem como a formação de novas turmas, consolidando assim a Serra Gaúcha como referência nacional em moda, identidade e sustentabilidade.
O processo de criação dos produtos foi encabeçado pela Gestora de Projetos de Moda da Serra Gaúcha Fabiana Zin que conduziu as atividades que resultaram nas coleções que serão apresentadas em editorial: “Cada empresa desenvolveu a sua coleção baseada na contextualização com suas cartelas de cores e todas juntas formam essa grande coleção Feito na Serra Gaúcha”, adianta.Desenvolvido em três fases, o Feito na Serra Gaúcha foi realizado de modo simultâneo com a contextualização de Beth Venzon, desenvolvimento de produto com Walter Rodrigues e o posicionamento de marca e comunicação de Tatiane Alves.Além do acompanhamento dos mentores, encontros presenciais e on-line também envolveram nomes como o designer Guilherme Wentz, Ines Sheetel, Julia Webber, Gabriela Cirne Lima, Flavia Fiorillo e Luciana Penido.
O Feito na Serra Gaúcha é uma iniciativa pelo fortalecimento dos talentos locais, criada para motivar novos aprendizados e fortalecer as marcas daqui, possibilitando um novo posicionamento das marcas no mercado: “Um produto é mais que um pedaço de material: está impregnado de carinho, esperança e muito trabalho. Despertar o olhar dos empresários da região para inovadoras e sustentáveis possibilidades é a nossa missão”, defende Fabiana. A gestora lembra às empresas a importância de ter propósito, encantamento e sustentabilidade unindo a tradição com uma visão moderna de fazer negócios, valores que sempre conduziram as ações do Sebrae.
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Feito na Serra aposta na identidade e sustentabilidade para promover a moda local
“Projeto Feito na Serra Gaúcha”: referência nacional em identidade e sustentabilidade