03/05/2022

MINISTRO DA INFRAESTRUTURA RECEBE DEMANDAS REGIONAIS DO MAPA LOGÍSTICO MOBICAXIAS 2040.

Acompanhando agenda de visitas da Comitiva Federal do Ministério de Infraestrutura, representantes do Conselho Diretor 2022 e da Câmara de Infraestrutura do Mobicaxias realizaram reunião de apresentação e detalhamento dos plano de ação vigentes pelos projetos da Mobilização por Caxias.

Durante a visita na sede da Marcopolo, foi assinado nesta segunda-feira, 02 de maio de 2022, o contrato entre o Consórcio AEROGRU e a empresa Marcopolo para o fornecimento dos veículos que farão parte do APM (Automated People Mover) do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A Marcopolo ficará responsável por fabricar os carros do transporte de pessoas entre a estação de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os terminais de passageiros.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o meio de conexão foi viabilizado pelo Governo Federal por meio de um aditivo de contrato onde parte do valor destinado a outorga de concessão do Aeroporto Internacional, será revertida na construção do APM; Será investido um total de R$ 271,7 milhões pela concessionária GRU Airport, que resultará no aeromóvel com quatro paradas, utilizando tecnologia similar à presente nos aeroportos de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e São Francisco, nos Estados Unidos, mais uma espetacular notícia para nossa cidade e região a qual planeja inciar estudos de viabilidade similares para o nosso projeto Aeroporto Regional da Serra, neste evento iniciaram conversas com Marcus Coester - CEO da AEROM.COM e com Petras Amaral, head de Inovação da Marcopolo S.A.

 “Infraestrutura traz investimento, gera emprego e transforma a vida das pessoas”

A afirmação é do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, durante palestra on-line no evento RA CIC promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (2);Marcelo Sampaio, que falou sobre as realizações do Ministério da Infraestrutura e seus projetos futuros e declarou que a transferência de ativos para a iniciativa privada, a deliberação sobre os passivos herdados em concessões existentes e a conclusão de obras em andamento são fatores estipulados como princípios de atuação. O ministro afirmou ainda que a próxima rodada de concessão de aeroportos está prevista para o segundo semestre do ano e incluirá o Aeroporto de Congonhas no projeto. 

 Dentre as últimas realizações do Ministério da Infraestrutura, Sampaio especificou a restauração do Aeroporto de Passo Fundo, a segunda ponte do Guaíba e a finalização da duplicação do Contorno de Pelotas na BR-116. Ainda listou novas demandas requeridas pela CIC Caxias, como o novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha e reparações na BR-116, e estabeleceu como prioridade do governo federal o investimento de R$200 milhões para o novo aeroporto. A possibilidade de construção de terceiras faixas na BR-116 foi uma das propostas cogitadas pelo ministro, resultando em um número de acidentes reduzidos e maior trafegabilidade. Por fim, Marcelo Sampaio prenunciou a transferência do trecho de 13 quilômetros da BR-470 (entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa) para o governo estadual até o fim do semestre. 

Saiba mais em :

Contrato para fornecimento de veículos do People Mover de Guarulhos é assinado com a Marcopolo » Diário do Transporte (diariodotransporte.com.br)

MARCOPOLO RAIL EXPÕE PROSPER VLT NA NT EXPO 2022 - Marcopolo Ônibus

Representantes da Prefeitura se reúnem com o Ministro da Infraestrutura - Prefeitura de Caxias do Sul 

Novo ministro da Infraestrutura palestrou na RA CIC Caxias desta segunda-feira (2) - Revista News

“Infraestrutura traz investimento, gera emprego e transforma a vida das pessoas”, afirma Marcelo Sampaio | CIC Caxias do Sul

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR