Na manhã desta quarta-feira (16), a Microempa (Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul) foi agraciada com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa, em reconhecimento aos 40 anos de trabalho e contribuição para o desenvolvimento econômico de Caxias do Sul e do estado. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Carlos Búrigo, que visitou a sede da entidade para enaltecer sua trajetória e impacto local.
Durante a cerimônia, Búrigo destacou o papel fundamental da Microempa no apoio às micro e pequenas empresas, ressaltando como a associação tem sido um pilar essencial para a evolução econômica da região. Ele mencionou, ainda, o efeito positivo que a entidade tem tido ao longo das últimas quatro décadas.
O presidente da Microempa, Pedro Eloi Steffens, empresário do setor moveleiro, ressaltou os principais projetos desenvolvidos pela entidade ao longo dos anos, incluindo o PEIEX, que em 2023 capacitou 155 empresas gaúchas a exportarem mais de R$ 41 milhões. Steffens também aproveitou o momento para anunciar os planos da construção de uma nova sede no bairro De Lazzer, ampliando a capacidade da entidade de atender seus associados.
A Microempa foi fundada em 1984 e, desde então, cresceu significativamente, contando hoje com mais de 3 mil associados. A associação promove iniciativas voltadas ao cooperativismo, associativismo e desenvolvimento empresarial, com forte impacto na geração de empregos e inclusão social na Serra Gaúcha.
Além dessa recente homenagem, a Microempa também foi celebrada em uma reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, no início de outubro, pela sua trajetória de 35 anos. Na ocasião, a então presidente da entidade, Luiza Colombo Dutra, ressaltou que os micro e pequenos negócios representam 99,2% das empresas do Brasil, empregando 57,2% da força de trabalho na iniciativa privada.
Luiza destacou que a força da Microempa está em seu compromisso com os associados: "O associado não é nosso cliente, ele é o dono da entidade. Trabalhamos diariamente em busca das melhores oportunidades para cada um". O encontro também contou com a palestra de Carlos Alberto de Rezende, coordenador executivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que abordou o tema "Associativismo empresarial e seus resultados".
A Microempa segue consolidada como uma referência em apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul, atuando como parceira na geração de empregos e no fortalecimento da economia local.
Saiba Mais: