Durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (12), o CEO da Marcopolo, André Armaganijan, destacou a importância da mobilidade sustentável para o futuro da empresa, que celebra seus 75 anos de fundação. Ele ressaltou o compromisso da Marcopolo com a descarbonização e a redução da pegada de carbono, alinhando-se aos grandes temas globais.
Armaganijan apresentou o recente lançamento do primeiro carro 100% elétrico produzido no Brasil, que, além da carroceria, agora inclui também o chassi, demonstrando o investimento da empresa em soluções sustentáveis de transporte com alta tecnologia nacional. Além disso, o CEO destacou o novo ônibus híbrido a etanol, lançado como parte das comemorações de aniversário, que utiliza energia elétrica e cana-de-açúcar, sendo considerado de emissão zero.
A Marcopolo, que hoje possui capacidade de produção de 115 unidades diárias no Brasil e 240 globalmente, opera em três fábricas nacionais e oito no exterior, com presença em 140 países. Com um total de 15.622 colaboradores ao redor do mundo, sendo 10.087 em Caxias do Sul, a empresa produziu 13.304 unidades em 2023, alcançando uma receita líquida de R$ 6,68 bilhões.
James Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, enfatizou a importância dos pilares de transparência, confiança e engajamento na trajetória da multinacional caxiense. "Tiramos as pessoas da zona de conforto e a mágica aconteceu", afirmou Bellini, ressaltando a transformação alcançada pela empresa.
Celestino Oscar Loro, presidente da CIC Caxias, também homenageou a Marcopolo, destacando-a como um símbolo de competência e inovação. Ele relembrou a contribuição de Paulo Bellini, um dos fundadores, e entregou uma placa comemorativa a James Bellini em homenagem aos 75 anos de fundação da empresa.
Saiba Mais: