Atendendo o plano de ação do Projeto Especial Agenda Eleições 2020, ocorrerá o leilão para o projeto de PPP na iluminação pública de Caxias do Sul hoje, na sede da B3 em São Paulo esta ação entra no portifólio de projetos rumo a cidade que queremos e contribui com a construção da cidade inteligente definida para a Caxias 2040 do nosso futuro.
O leilão para o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) na iluminação pública de Caxias do Sul vai ocorrer nesta quarta-feira (17), às 14h, na sede da B3, em São Paulo, segundo informação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nesta terça-feira (16), no mesmo local, ocorreu o leilão para concessão da iluminação pública de Canoas.
O município de Caxias do Sul realiza nesta quarta-feira (17/05), às 14h, na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, o leilão da Parceria Público-Privada de Iluminação Pública. O vencedor da concorrência será responsável pela modernização, expansão, operação e manutenção de toda a rede de iluminação do município durante 24 anos.
A modernização do parque de iluminação, com implantação de luminárias de led nos mais de 50 mil pontos existentes na cidade, eliminará a existência de pontos escuros, fortalecerá a segurança do cidadão e proporcionará uma economia na conta de energia com iluminação pública de mais de 50%.
“A nova iluminação da cidade, somada ao cercamento eletrônico com a implantação de câmeras e a central de videomonitoramento, colocará a segurança pública de Caxias do Sul em outro patamar. É um investimento fundamental para a qualidade de vida da população”, destaca o prefeito Adiló Didomenico.
A primeira PPP de Caxias do Sul conta com o apoio do BNDES e viabilizará investimentos de aproximadamente R$ 124 milhões ao longo de 24 anos, sendo R$ 68 milhões nos primeiros 18 meses de contrato, prazo em que deverá haver a implantação das luminárias de led, ou tecnologia superior, em toda a cidade.
O contrato prevê também iluminação especial em parques, praças, monumentos e prédios públicos. “É um momento histórico. Além de oferecer uma cidade mais iluminada e segura, a concessão proporcionará maior eficiência à gestão pública, com redução de mais de 50% da despesa do município em energia elétrica relativa à iluminação pública”, destaca o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha.
O projeto foi iniciado em 2021 pelo Escritório de Parcerias. Em setembro de 2022, transformou-se em lei com a aprovação pela Câmara de Vereadores. A PPP da iluminação foi submetida a audiência pública, onde recebeu sugestões da população.
Como acompanhar
Os jornalistas poderão acompanhar o leilão presencialmente ou pela internet (https://www.tvb3.com.br). Para participar da coletiva de imprensa, os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail imprensa@b3.com.br, informando se desejam acompanhar presencialmente ou por meio da plataforma Zoom.
Situação atual
Os resultados dos estudos realizados demonstraram que a rede de Iluminação Pública de Caxias do Sul se caracteriza pela predominância de luminárias com tecnologias defasadas que geram um consumo de energia elétrica elevado e baixa eficiência luminosa. Conforme Relatório de Diagnóstico Técnico da Rede de Iluminação Pública, elaborado pelo BNDES, de 49.264 pontos de iluminação pública analisados, 5,84% são em tecnologia LED.
A modernização de todos os pontos deve ocorrer nos primeiros 18 meses de contrato. A poda da vegetação que afeta a iluminação pública também ficará a cargo da empresa vencedora da licitação.
Leia também;
Leilão da parceria público-privada para a iluminação pública de Caxias ocorre nesta quarta-feira
Leilão de PPP para iluminação pública de Caxias do Sul será amanhã na B3, diz BNDES
Leilão da PPP de iluminação pública de Caxias do Sul será nesta quarta-feira (17) em São Paulo
Licitação para concessão de relógios digitais tem vencedor
Prefeito assina contrato para implantação de câmeras de segurança