O deputado estadual Issur Koch, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, destacou as potencialidades do projeto localizado em Arroio do Sal durante visita à sede da Toyota, em Tóquio, nesta terça-feira (19/11). A apresentação ocorreu como parte da missão oficial do governo do Rio Grande do Sul à Ásia, liderada pelo governador Eduardo Leite, com foco em agendas estratégicas de negócios.
Issur aproveitou a oportunidade para entregar cartilhas bilíngues (inglês e japonês) aos executivos Asakura Hidemoto, responsável pelas operações da Toyota na América Latina, e Naoki Oyama, gerente da divisão América Latina e Caribe. Ele enfatizou o impacto do Porto Meridional na logística do Litoral Norte e de todo o estado, conectando o Rio Grande do Sul ao mercado global.
“A reunião abordou a ampliação da presença da Toyota no Rio Grande do Sul e o interesse da empresa em explorar tecnologias automotivas sustentáveis. Foi um momento estratégico para posicionar o Porto Meridional como peça-chave nesse desenvolvimento logístico e industrial”, afirmou o deputado.
PARCERIAS PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS
No mesmo dia, a comitiva do governo firmou um Memorando de Entendimento com a Shizen Energy, empresa japonesa especializada em energia renovável. O acordo prevê estudos de viabilidade para a construção de um parque eólico offshore no litoral gaúcho, com potencial para produção de hidrogênio verde.
“Além de ser um centro logístico estratégico, o Porto Meridional também pode desempenhar um papel essencial no fornecimento de energia limpa. Esse potencial foi apresentado à Shizen Energy como uma oportunidade de investimento alinhada às metas sustentáveis globais”, completou Issur.
A agenda no Japão incluiu ainda um encontro com o embaixador do Brasil, Octávio Henrique Côrtes, para discutir o papel do Japão como parceiro comercial e tecnológico do Brasil, com foco no Rio Grande do Sul.
Com informações do Governo do Estado.