A instalação do sistema luminoso PAPI no Aeroporto Hugo Cantergiani está na reta final, mas ainda sem uma data estimada para operação. O diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki, destacou que a instalação passa por diversas etapas e depende de condições climáticas. Após a instalação, o equipamento precisa ser calibrado e aprovado pela ANAC. O recapeamento da pista e a ampliação do terminal aguardam liberação de recursos do Estado.
Mesmo com a instalação do sistema luminoso na reta final, uma data para operação do equipamento no Aeroporto Hugo Cantergiani ainda não foi estimada. Segundo o diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki, até o PAPI estar pronto para uso, faltam alguns detalhes a serem concluídos. Em conversa com a Rádio Caxias, Babetzki explicou que a instalação consiste em diversas etapas.
A primeira etapa envolve questões de topografia, enquanto a segunda trata das demarcações da área e do posicionamento do equipamento. A terceira etapa já foi concluída com a construção das sapatas de concreto. A quarta fase, que envolve a colocação do PAPI, deve ocorrer na próxima semana, dependendo das condições climáticas.
Após a conclusão da instalação, o equipamento passará por calibragem e conferências antes de a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ser comunicada. A homologação do PAPI será realizada após vistorias e testes. Babetzki explica que ainda não é possível estimar uma data para uso do equipamento devido a essas etapas pendentes.
Sobre o recapeamento da pista e a ampliação do terminal, o diretor informou que os projetos estão prontos, mas as intervenções dependem da liberação de recursos do Estado.
Cleberson Babetzki também comentou sobre a possibilidade de que a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com pista reduzida no mês de outubro possa impactar as obras no terminal caxiense. Ele acredita que isso não deve ocorrer, justificando que as obras no Aeroporto Hugo Cantergiani já estavam nos planos do Município antes da recente catástrofe climática.
Relembrando, o PAPI é um equipamento essencial para o aeroporto caxiense, consistindo em um sistema luminoso que auxilia as aeronaves a observarem se estão acima ou abaixo da altitude ideal em relação à pista.
Saiba Mais: