O governo do Estado irá destinar cerca de R$ 14 milhões para o recapeamento da pista e melhorias no terminal de passageiros do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. O anúncio foi realizado pelo governador Eduardo Leite em visita à cidade na manhã desta terça-feira (18).
O investimento na pista de pousos e decolagens já era planejado pelo município desde o ano passado devido a rachaduras no pavimento. Já as melhorias no terminal são necessárias devido ao aumento expressivo da demanda causada pelo fechamento do aeroporto Salgado Filho. A inoperância do terminal da capital também aumenta a urgência nos investimentos na pista.
Para o terminal, está prevista a ampliação, especialmente das salas de embarque e desembarque, com técnicas de construção rápida. A pista também passará por uma avaliação da possibilidade de extensão, além do recapeamento. De acordo com Leite, a intenção é liberar os recursos o mais rápido possível.
— Vamos dar todo o suporte técnico para que essas contratações ocorram o mais rápido possível, identificando formas de contratação emergencial — explicou o governador.
Na reunião, Leite também anunciou a destinação de R$ 5 milhões via Defesa Civil para a prefeitura de Caxias. Os recursos são para a contratação de horas-máquinas para desobstrução de estradas e desassoreamento de rios, entre outras ações.
A reunião tratou ainda de ações para estabilização da encosta no km 158 da Rota do Sol, onde deslizamentos interromperam a adutora. O governo do Estado se comprometeu a acionar a CGT Eletrosul para remover a torre de energia que existe no local para viabilizar a obra de estabilização do terreno.
Além de Caxias, o governador também cumpre agenda em Bento Gonçalves e São Vendelino.