Em um movimento visionário, o Coronel da Reserva do Exército Brasileiro Leandro Fernandes Moraes, compartilhou sua sabedoria e conhecimento para apoiar a execução eficiente dos projetos do MOBICAXIAS, marcando uma colaboração inovadora na construção do futuro da nossa cidade e região.
O Presidente do Mobicaxias Rodrigo Postiglione conduziu a primeira reunião de alinhamento com o mais novo integrante e voluntário da Câmara de Infraestrutura da nossa mobilização o comandante que irá nos orientar nas iniciativas que moldaram o cenário de infraestrutura da nossa região e estado, o qual iniciaremos no exercício de 2024 um processo de revisão e atualização do atual MAPA LOGÍSTICO MOBICAXIAS.
À medida que progredimos no planejamento estratégico de 2024 rumo a cidade que queremos no futuro, o foco recai sobre uma abordagem abrangente, alinhada às sugestões do Coronel Moraes que propôs no encontro novos projetos e planos que darão forma à infraestrutura regional, entre elas: Dutovias, Hidrovias e a sinergia e integração com os modais já planejados, como Portos, Aeroportos, Rodovias e Ferrovias.
As dutovias, representando uma malha de dutos interligados, surgem como uma solução eficiente para o transporte de recursos essenciais, impulsionando a conectividade econômica e estratégica. A visão do Cel. Moraes sobre a implementação desses dutos se alinha perfeitamente com o imperativo de fortalecer a resiliência logística da nossa região, semelhante a projetos já implementados no país.
O transporte dutoviário é aquele em que se utilizam dutos condutores, cilindros ocos em espécie de tubulações que formam linhas chamadas duto vias, utilizadas para transporte de produtos de um ponto ao outro.
A malha logística do modal dutoviário é configurada por três componentes: os terminais onde são concentrados grande volume, as conexões duto viárias por onde percorrem o produto escoado geralmente por pressão, arraste ou elemento transportador, uso da gravidade e bombeamento, além das juntas que promovem as conexões entre os dutos.
Da indústria petrolífera, a malha dutoviária segue das refinarias ou pontos de origem ligando-a a pontos de distribuição, por onde existe uma estrutura bem definida de Centros de Armazenagem e Distribuição de Petróleo e Derivados, interligando outros modais.
A exploração das hidrovias, aproveitando rios e vias navegáveis, abre caminho para uma logística mais sustentável e econômica. Essa abordagem, alinhada com os demais modais, cria uma teia Intermodal robusta que ultrapassa as limitações geográficas e potencializará o nosso crescimento econômico.
A integração harmoniosa com os modais existentes é a espinha dorsal do planejamento estratégico. Este enfoque abrangente não apenas otimiza o fluxo de mercadorias e pessoas, mas também impulsiona a eficiência econômica, promovendo o desenvolvimento sustentável.
A importantíssima colaboração do Coronel Morais no monitoramento e execução dos projetos planejados pela nossa Mobilização Regional nos levará para outro patamar na recorrente busca de fomentar a infraestrutura do nosso estado e assim colaborar com nosso propósito de redução dos custos logísticos.
Quer saber e conhecer mais sobre os projetos da nossa mobilização, faça como o Coronel Leandro Fernandes de Moraes vem para o Mobicaxias.
LEIA TAMBÉM:
Câmara de Infraestrutura: https://www.mobicaxias.com.br/camaras-tematicas/infraestrutura/1
Planejamento 2024: https://www.mobicaxias.com.br/UPLarquivos/documentos_269_301220230112062.pdf
Comando do Exército:
Logística Duto viária:
https://www.logweb.com.br/colunas/o-modal-dutoviario-no-brasil-e-no-mundo
Planejamento Caxias 2040: