A União das Associações de Bairros (UAB) é a responsável pela organização da Feira Maesa Cultural, realizada aos terceiros domingos de cada mês. A 6ª edição da Feira aconteceu semana passada, dia 20 de novembro e foi um grande sucesso. Mas não para por aí, pois a UAB também organizou a 1ª edição da Feira Turística e Cultural, realizada no último domingo, dia 27. Confira a baixo um pouco sobre cada uma das feiras.
FEIRA MAESA CULTURAL
A 6ª edição da Maesa Cultural, realizada no dia 20 deste mês, movimentou cerca de 15 mil pessoas e contou com uma diversidade de expositores de artesanato, antiguidades, brechós, cutelaria e pets, além de produtos orgânicos, veganos e da agroindústria. Os visitantes também puderam prestigiar opções de gastronomia e de cerveja artesanal. Dois palcos, um na Rua Vereador Mário Pezzi, em frente ao Senai Nilo Peçanha e outro na Rua Plácido de Castro, contaram com apresentações de Coro Municipal de Caxias do Sul e do Grupo de Choro da Orquestra Municipal de Sopros.
Durante a feira, sempre acontecem visitas guiadas pela estrutura interna do histórico complexo arquitetônico da Maesa. Os visitantes passam pelos principais espaços do prédio e ficam sabendo de algumas curiosidades sobre o local. A atividade é gratuita, e leva no máximo 30 minutos. As visitas são organizadas em turnos das 14h às 17h, sendo que não é necessário fazer agendamento no local. O prédio da Maesa se tornou patrimônio histórico de Caxias do Sul em 2015. O local foi doado do Estado para o Município e o acordo prevê que o complexo de 53 mil metros quadrados se destine a uso público com finalidade cultural, de equipamentos públicos e de funcionamento de órgãos públicos, preservando as características arquitetônicas e culturais do patrimônio.
Para as crianças, a feira ofereceu um espaço de recreação, além dos brinquedos e das quadras esportivas da Praça Monteiro Lobato. Nesta edição, a Associação Amigos da Maesa (AMAESA) em parceria com os organizadores do 15° Mutirão de Natal Zona Norte arrecadaram brinquedos para as crianças da região.
FEIRA TURÍSTICA E CULTURAL
Mais de 450 expositores participaram da primeira edição do evento, realizada na manhã e tarde deste domingo (27) no Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Um bom público passou pela Feira, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Além de diversos estandes gastronômicos, cervejas artesanais, espumantes e gazebos para exposição e venda de artesanato, roupas e obras de arte, a Feira também teve atrações culturais, com apresentações de música tradicionalista, esquetes teatrais e até rock ‘n’ roll.
Para os expositores, Caxias ganhar mais uma feira num calendário regular que já conta com a Maesa Cultural, é a oportunidade de agregar cada vez mais visibilidade. Para o secretário de Turismo, Ênio Martins, a Feira Turística e Cultural chega para contribuir com a proposta de apoiar a utilização do Parque da Festa da Uva para eventos de diversos segmentos ao longo do ano, citando que, dentro de um único mês, o local sediou o Concerto de Moda, o Mississippi Delta Blues Festival e o CervaSerra.
— Feiras populares são momentos importantes de pertencimento da comunidade, especialmente num local que já é referência para os passeios em família dos caxienses, além de conseguir atingir o turismo regionalizado. Muita gente de cidades vizinhas aproveita um dia de feira para fazer um programa em família, e assim valoriza o produto que é feito pelas mãos dos nossos produtores e dos nossos artesãos — Comenta o secretário.
O presidente da Associação Amigos da Maesa, Paulo Sausen, ressaltou a participação de expositores de diversas cidades da região, além dos próprios caxienses. Considera que o evento pode se encaixar no calendário de feiras, que já tem o segundo domingo do mês reservado para feiras locais (nos bairros) e o terceiro domingo para a Maesa:
— É claro que a primeira edição é sempre um teste e só depois poderemos avaliar. Acima de tudo, quem faz a feira ter continuidade é o público.
A Feira foi organizada pela UAB (União de Associação de Bairros) e contou com o apoio da AMAESA (Associação Amigos da Maesa) e do Espaço do Artesão, juntamente com a Secretaria do Turismo.
Fonte: Portal Leouve e Gaúcha GZH