Na terceira reunião do Grupo Temático de Logística (GT Logística) do Conselho de Infraestrutura (COINFRA), com a participação de representantes da Câmara de Infraestrutura do MobiCaxias, foi realizada dia 5 de fevereiro de 2025, foram debatidos os avanços e desafios da implementação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow no Rio Grande do Sul. O encontro reuniu 21 participantes e contou com a presença de representantes da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (SERG), entre outros especialistas do setor.
AVANÇOS DO FREE FLOW NO ESTADO
O CEO da CSG, Ricardo Peres, apresentou um panorama do sistema de pedágio eletrônico, que substitui as tradicionais praças de pedágio por pórticos equipados com sensores e câmeras, permitindo a cobrança automática sem necessidade de paradas. No Bloco 3, a concessionária opera seis pórticos distribuídos ao longo de 271,5 km de rodovias estaduais. O modelo segue em fase experimental até dezembro de 2025 e visa garantir uma cobrança mais justa e eficiente.
DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO
Os participantes destacaram os desafios enfrentados pelo Free Flow, como a inadimplência, que gira em torno de 4%, e a dificuldade na fiscalização de veículos estrangeiros ou com placas clonadas. Para minimizar esses problemas, a CSG tem ampliado os canais de pagamento, como totens de autoatendimento, aplicativos e parcerias com estabelecimentos comerciais. Também foram discutidos pontos como a padronização dos meios de pagamento entre diferentes concessionárias e a fiscalização de manifestação de eixos de caminhões de carga.
EXPERIÊNCIA NACIONAL E FUTURAS REGULAMENTAÇÕES
Fernando Barbelli Feitosa, gerente de Regulação Rodoviária da ANTT, compartilhou dados sobre o projeto-piloto do Free Flow na BR-101 entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde a taxa de identificação de veículos superou 99% e a inadimplência ficou em 7% em novembro de 2024. Ele destacou a redução de emissões de gases poluentes e acidentes nas rodovias como pontos positivos do sistema.
Rafael Ramos, subsecretário de Parcerias e Concessões da SERG, relatou que a expansão do Free Flow está prevista para os Blocos 1 e 2, que terão, respectivamente, 25 e 24 pórticos instalados. Ele ressaltou que a tarifa será fracionada por quilômetro rodado, o que tornará a cobrança mais equitativa.
ENCAMINHAMENTOS E PRÓXIMOS PASSOS
Ao fim do encontro, o coordenador do GT Logística, Sérgio Klein, agradeceu a participação dos convidados e informou que o COINFRA apresentará, na próxima reunião, os resultados de uma pesquisa sobre demandas de infraestrutura no Rio Grande do Sul. O debate evidenciou a necessidade de maior integração entre os diferentes agentes envolvidos na gestão rodoviária para otimizar a implementação do Free Flow e aprimorar a experiência dos usuários nas rodovias gaúchas.