A Comissão Especial de Direito Aeronáutico e Aeroespacial da OAB/RS (CEDAEA), em parceria com o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), realizou no dia 11 de setembro um encontro para debater soluções para o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O aeroporto permanece inoperante desde as enchentes de maio. O evento híbrido aconteceu na sede da OAB/RS e contou com a presença de profissionais da área jurídica e especialistas em infraestrutura aeroportuária.
A mesa de abertura foi composta por importantes nomes da advocacia e do direito aeronáutico, incluindo Karina Contiero, secretária-geral adjunta da OAB/RS, Eduardo Farah, presidente da CEDAEA e diretor do Departamento de Direito Aeronáutico do IARGS, José Carlos Andrade Maranhão, vice-presidente da CEDAEA, e Liane Bestetti, vice-presidente do IARGS.
Durante o evento, que também marcou o 3º Encontro de Direito Aeronáutico da OAB/RS e o 1º Simpósio de Direito Aeronáutico do IARGS, foram discutidos temas como a viabilidade de novos projetos aeroportuários, com destaque para o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, localizado em Vila Oliva, Caxias do Sul. O projeto, que se apresenta como uma alternativa para fortalecer a aviação regional, foi um dos pontos principais abordados no simpósio.
O Dr. Paulo Roberto Dahmer, Coordenador de Projetos de Acesso Aéreo no MobiCaxias, destacou a importância do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, abordando seu histórico e as perspectivas para a sua construção. Segundo Dahmer, o novo aeroporto será fundamental para atender às necessidades de transporte aéreo da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e turístico da Serra Gaúcha.