A segunda edição da Eletric Move — Feira de Veículos e Mobilidade Elétrica foi apresentada oficialmente nessa terça-feira, 16, no TecnoUCS, com a presença de autoridades municipais e da sociedade. Promovido pela Fluxo Solar Energia, um dos maiores eventos de sustentabilidade e eletromobilidade do Brasil está agendado para ocorrer de 7 a 10 de novembro, no Parque da Festa Nacional da Uva, com entrada gratuita e, como sugestão, a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Durante a abertura, o diretor da Eletric Move, Edson Néspolo, divulgou que neste ano a novidade fica por conta das Rodadas de Negócios, em parceria com o Sebrae RS. Potenciais compradores e vendedores do segmento de eletromobilidade e energias limpas serão oportunizados, no primeiro e segundo dias do encontro, com conexões para o fomento de networking.
“No ano passado, fomos audaciosos e conseguimos realizar uma Feira que impressionou a todos. Este ano, não será diferente, pois continuaremos a solidificando. Percebemos uma tendência pela explanação de assuntos como mudança climática e fontes alternativas de energias. A Feira quer atrair a comunidade elétrica, mas sem deixar de lado o foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente”, destacou.
Em sua fala, Néspolo ainda confirmou a presença do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, como palestrante. A empresa é responsável pelo lançamento do carro voador no Brasil. Além disso, temas como Inteligência Artificial e a COP 30, agendada para 2025, no Brasil, serão abordados nas palestras e nos espaços de debate.
No sábado e no domingo, dias 9 e 10 de novembro, a Eletric Move abrirá as portas para o público, a partir das 10h, para ter contato com as novidades e as inovações no mundo da eletromobilidade, das energias limpas, da transição energética e da energia solar.
“Caxias do Sul é o berço da imigração italiana e tenho certeza de que será conhecida como a capital brasileira da energia solar e elétrica. Este evento nos colocará cada vez mais em destaque nacional e internacional”, assegurou o vice-reitor da Universidade de Caxias do Sul, Asdrubal Falavigna, em seu pronunciamento.
O idealizador da proposta, Adair Fantin, reiterou que durante os quatro dias de Feira haverá demonstração da diversidade do segmento da eletromobilidade, desde caminhões e ônibus elétricos a vans, carros, motos, bicicletas, patinetes, cadeira de rodas, drones e até carro voador.
O projeto inova em sua dinâmica de organização com a formação de um grupo de curadores, que contribuirão com o planejamento, organização e execução, propondo ideias e promovendo ações para a consolidação e o cumprimento dos objetivos. São eles: Ricardo Takeo, da SAE Brasil; Marcelo Kuver, da Randoncorp; Sabrina Canto, do Canal Vou de Elétrico; Valter Minuscoli, da área de Comércio e Serviços; Fabiano Vergani, da área de Tecnologias da Informação; Eduardo França, da área de Indústria e Motores Elétricos; Tiago Cassol, da área de Energias Renováveis; Aldoir Bolzan, do Sebrae e pequenos empreendedores; Joel Boareto, do Instituto Hercílio Randon; Luciano Resner, da Marcopolo; Celestino Loro, da CIC e Ubiratã Rezler, do SIMECS.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, afirmou que a organização foi corajosa em trazer uma feira que “ninguém idealizava”. “Mostraremos ao Brasil e ao mundo o potencial da nossa região, a capacidade, a coragem de empreender e de investir, a pujança e a inovação”, concluiu.
A Eletric Move 2024 conta com o apoio institucional técnico-científico da UCS, o apoio do Sebrae, da CIC e do SIMECS e o patrocínio da Mercosul Motores.
O Mobicaxias está apoiando e auxiliando esta feira, assim tendo como o intuito fomentar o desenvolvimento e a economia da região.
Saiba Mais:
https://curtacaxiasdosul.com.br/atracoes/eletric-move-brasil-2024-2o-edicao/
https://www.ucs.br/site/noticias/ucs-sedia-o-lancamento-oficial-da-eletric-move-2024/