29/09/2023

É SO NOTÍCIA BOA : CERCAMENTO ELETRÔNICO DE CAXIAS DO SUL COMEÇAM A SER INSTALADOS

   Ruas e avenidas de Caxias do Sul já estão recebendo os primeiros equipamentos que irão compor o sistema de cercamento eletrônico da cidade, em fase de implantação. Pelo menos seis pontos já contam com os aparelhos, que consistem em câmeras para identificação de veículos e também possuem a capacidade de registro de velocidadee em  conformidade com o projeto especial agenda Eleições 2020 e o plano de governo da gestão municipal em exercício. 

  Os projetos planejados rumo a cidade que queremos no futuro estão em execução, esta etapa complementada com outros projetos em andamento vão nos levando a um patamar de cidade inteligente.

   Eles ficam na Rua Rodrigues Alves, próximo ao cruzamento com a Rua Mariano Mazzochi, no bairro Cruzeiro; na Rua Luiz Covolan, próximo ao cruzamento com a Rua Ernesto Zanrosso, no bairro Santa Catarina; na Rua Moreira César, no bairro Fátima; na Perimetral Norte, próximo ao cruzamento com a Rua Amazonas, no bairro Jardim América; na Perimetral Norte, no bairro Universitário; e na Rua Ivo Remo Comanduli, na descida dos Pavilhões da Festa da Uva.

   Os seis pontos constam em uma lista que circulou no fim de agosto em grupos de WhatsApp. A relação apontava 17 locais que supostamente receberiam controladores de velocidade. Questionada pela reportagem na época, a Secretaria de Trânsito de Caxias disse em nota que a lista "possuía informações inverídicas". A nota dizia ainda que o estudo para implantação dos controladores estava em andamento e que os endereços ainda não tinham sido definidos, dependendo de estudos técnicos. 

   No entanto, a reportagem também verificou na manhã desta quinta-feira (14) os outros 11 pontos mencionados na lista e constatou neles todos os postes metálicos com medidores de energia, iguais aos fixados nos locais onde as câmeras do cercamento já estão instaladas (veja abaixo). Além disso, o secretário Alfonso Willembring já havia revelado que ao menos um dos pontos mencionados na tabela — a Avenida São Leopoldo, próximo ao entroncamento com a Rua Visconde de Pelotas e Sarmento Leite — receberia um controlador de velocidade. O motivo é a quantidade de acidentes graves registrados no cruzamento.

Questionada novamente, a Secretaria de Trânsito confirmou que os aparelhos vão compor o cercamento eletrônico e que eles têm capacidade de ser utilizados como controlador de velocidade. Para habilitar essa última função, contudo, a pasta afirma que legalmente o município precisa publicar a informação nos canais oficiais e comunicar a imprensa. Ao visitar os endereços, contudo, é possível observar que nem mesmo a função de cercamento eletrônico está habilitada, já que os aparelhos não foram ativados.

   As câmeras são fabricadas pela empresa Focalle Engenharia Viária, com sede em Joaçaba (SC) e idênticas às que compõe o cercamento eletrônico de Porto Alegre desde outubro de 2020. Além de ler as placas dos veículos, na Capital os aparelhos também são utilizados como pardais.

  Ainda que não seja ativado de forma imediata, o controle de velocidade na área urbana de Caxias está previsto no contrato de cercamento eletrônico. A parceria foi Assinada em maio entre a prefeitura e a empresa Vigillare Sistemas de Monitoramento Ltda, que irá fornecer toda a estrutura técnica para o serviço.

   Os dispositivos integram um lote para implantação de 74 câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas. Desse total, 34 devem ter capacidade de fiscalização de trânsito.

   A previsão é de que o sistema de cercamento esteja em funcionamento até o fim do ano, mesmo prazo estimado pela Secretaria de Trânsito em agosto para implantação da fiscalização eletrônica. Apesar disso, a pasta afirmava que existia possibilidade de antecipação. O prédio que vai abrigar a central de monitoramento do sistema, na Rua Marechal Floriano, ainda não teve a reforma concluída.

Saiba mais:

Matéria do GZH

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR