Com a gestão eficiente do Senador Da República Luis Carlos Heinze recebemos a informação que o projeto porto meridional está em andamento e em conformidade com o planejamento oficial gerenciado pela DTA Engenharia de SP.
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) é um dos principais articuladores políticos do Porto de Arroio do Sal realizou nesta semana em conjunto com o Deputado Issur Koch uma LIVE de atualização das ações do projeto. Pois em março, eles se reuniram, em Brasília (DF), com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Ele se comprometeu em agilizar os processos de autorizações federais.
Antaq devera aprovar a proposta de construção do porto durante as próximas semanas. Conforme a assessoria de imprensa da Antaq, o processo do terminal de Arroio do Sal está na etapa final da análise técnica para abertura de anúncio público. Após essa etapa, será publicado o anúncio e começará a contar o prazo de 30 dias para eventuais manifestações sobre o empreendimento. Também será realizada uma análise técnica sobre a viabilidade de localização.
O processo dura cerca de um ano. Ele possibilitará receber a licença prévia, que precede a de instalação. O documento permitirá iniciar a obra e seguir cronograma de implantação do projeto.
A iniciativa contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. A proposta inclui também um calado inicial de 17 metros, o que permite a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos. A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões, oriundos da iniciativa privada.
Diante das trocas no governo federal e as etapas previstas nos processos de licenciamento ambiental, a DTA prevê que a inauguração do novo porto meridional de Arroio Do Sal será em 2026, conforme João Acácio o projeto está andando muito bem.
Saiba mais;