As projeções e cenários para as eleições municipais de 2024 foram discutidos no evento "Tá na Mesa", promovido pela FEDERASUL, realizado nesta quarta-feira (10). O evento contou com as palestras da renomada cientista social, política e diretora do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), Elis Radmann, e do experiente consultor político e sócio da Critério–Resultado em Opinião Pública, Cleber Benvegnú.
Rodrigo Sousa Costa, presidente da FEDERASUL, deu início aos trabalhos destacando a importância do associativismo empreendedor, exemplificado pela posse dos presidentes de Associações Comerciais realizada na terça-feira (9). Costa enfatizou serem voluntários dedicados ao bem comum, impulsionados por um propósito e valores compartilhados que unem os empreendedores do Rio Grande do Sul.
Elis Radmann compartilhou visões valiosas baseadas em mais de 80 estudos conduzidos pelo IPO, destacando quatro características fundamentais que influenciam a escolha dos eleitores. Primeiramente, a capacidade de gestão e visão abrangente dos problemas são essenciais. Os eleitores buscam líderes capazes de resolver questões emergentes, não apenas os problemas rotineiros.
Além disso, a honestidade do candidato, sua trajetória e contribuições para a comunidade são aspectos determinantes. Em um contexto de rápida disseminação da informação e avanço tecnológico, Cleber Benvegnú ressaltou o papel contínuo da mídia tradicional, como rádio, TV e jornal, especialmente em áreas rurais. No entanto, as redes sociais e a ameaça representada pelas “Deep Fakes” introduzem desafios adicionais, exigindo uma abordagem profissional na comunicação das campanhas e a participação ativa da imprensa no processo eleitoral.
A última característica identificada por Radmann é a influência das pautas nacionais nas eleições municipais, refletindo a polarização política dos últimos anos. Temas controversos, como linguagem neutra, aborto e questões de gênero, desempenham um papel significativo nas eleições locais.
Benvegnú concorda com Radmann, enfatizando a importância de os candidatos terem uma visão abrangente, tanto dos desafios locais quanto das questões nacionais. Para ilustrar, ele recorre à analogia proposta por Leonardo Boff em “Águia e a Galinha”, destacando a necessidade de os candidatos olharem além das fronteiras municipais e entenderem os problemas do país todo.
No entanto, Benvegnú reconhece a complexidade em interpretar as opiniões dos eleitores, dada a velocidade das mudanças de opinião em resposta à rápida disseminação da informação. Ele destaca que cada eleição é única, centrada na emoção e na promessa de esperança e mudança.
Em nome da Microempa e do MobiCaxias, gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento pelo convite para participar do evento. Foi uma oportunidade valiosa para compartilhar ideias. Agradecemos pela iniciativa e pela oportunidade de presenciar essas importantes discussões.