02/10/2021

CONSULTA POPULAR 2021: MOBILIZAÇÃO REGIONAL PELA MELHORIA DAS INFRAESTRUTURA NA SERRA

Você pode apoiar no desenvolvimento Serra Gaúcha! 

 

Precisamos da ajuda de todos cidadãos, voluntários e Entidades parceiras, pois agora a nossa jornada é a "Mobilização Regional pela Melhoria da Infraestrutura na Serra".

Estamos participando da Consulta Popular 2021, e neste ano, você pode ajudar a escolher como vão ser investidos R$ 30 milhões de reais! A verba será investida em projetos eleitos pela população.

Na edição deste ano, a Consulta Popular contará com uma novidade: por meio do aplicativo Colab, e de forma 100% digital, a população poderá enviar ideias e propostas para o desenvolvimento da sua região.

A Mobilização Regional cadastrou proposta que consiste no Estudo para elaborar o traçado do "TREM REGIONAL DA SERRA".

Precisamos do apoio de todos vocês, pois a proposta com mais apoios (curtidas), será encaminhada para a votação na segunda etapa da Consulta Popular. A votação irá ocorrer de 22 a 30 de Novembro.

 

Siga os passos e saiba como apoiar e votar na proposta:

▶️ Baixar o aplicativo Colab;
▶️ Fazer o Cadastro/registro com seus dados;
▶️ Ao ter feito o seu cadastro, ir para aba Feed;
▶️ Localizar e apoiar (curtir) o projeto: "Estudo para a elaboração do traçado para o trem de passageiros da Serra".

 

Nosso Futuro, Nossa Região.

🚀 Avante Mobilização Regional – Pelas Melhorias em Nossa Infraestrutura na Serra.

MobiCaxias.

 

Saiba mais: Download Apresentação da Consulta popular 2021


 

Sobre o Aplicativo Colab:

Para participar, o cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados.

O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do “pin” (localização) a região desejada.

As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região. O cidadão terá um limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo utilizar-se de foto para melhor ilustrar, e poderá consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Corede.

 


A Consulta Popular:

Desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu, por meio da Lei 11.179, a participação popular na decisão do direcionamento de parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente, o governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 regiões do Estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) organizam o processo de discussão em assembleias públicas regionais, públicas municipais e regionais ampliadas.

Nos encontros, constrói-se uma cédula de votação regional, submetida aos eleitores na votação da Consulta Popular. Em 2020, a votação ocorreu entre 26 de outubro e 3 de novembro, de forma 100% virtual, em razão da pandemia.


https://estado.rs.gov.br

 

Luiz Mazzola

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR