13/12/2024

CÔNSUL-GERAL DO CANADÁ VISITA CAXIAS DO SUL PARA PROSPECTAR PARCERIAS COMERCIAIS

A Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, Caroline Charette, esteve em Caxias do Sul na tarde desta quarta-feira (11) como parte de sua agenda de visitas ao Rio Grande do Sul. O objetivo principal da diplomata foi prospectar parcerias que possam fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Canadá e dar sequência a uma série de reuniões e visitas anteriores entre o consulado e a Câmara de Atração e Retenção de Investimentos (CATRINA) do MobiCaxias. Na semana anterior, empresários canadenses visitaram a cidade mapeando oportunidades junto às nossas entidades mantenedoras.

Recebida na prefeitura municipal pelo Prefeito Adiló Didomenico, nosso anfitrião e vice-presidente do poder executivo, pelos representantes do Conselho Diretor e pelos coordenadores do MobiCaxias, a cônsul elogiou nossa estrutura que tem como base a Hélice Tríplice e o fato que na nossa Governança Colaborativa termos cinco atores da inovação em movimento (Universidades, Entidades, Poder Executivo, Legislativo e Sociedade Civil). Caroline Charette participou de um encontro conduzido pelo prefeito, com a presença do chefe do Porto Alegre Trade Office, Paulo Orlandi, e do executivo do Consulado-Geral, Marcelo Tavares. Durante a reunião, foi apresentado o vídeo institucional de Caxias 2040 e o "Perfil Socioeconômico 2022/2023", em inglês, onde os participantes destacaram a relevância da economia de Caxias do Sul para o estado e para o país, ressaltando o potencial da região no mercado externo e o desenvolvimento de projetos estruturantes para tornar nossa cidade uma Smart City.

Apesar da robustez da economia local, o Canadá ocupa apenas a 26ª posição no ranking dos principais destinos das exportações caxienses, representando 0,3% da participação total. Esse dado reforçou a necessidade de fomentar novos negócios e estreitar as relações comerciais entre as duas nações.

Fabiano Vergani, coordenador da CATRINA, avaliou a importância do encontro. “É importante discutirmos possibilidades de negócios entre os dois países e trilhar esse caminho por meio da economia da Serra Gaúcha. Temos aqui inúmeras possibilidades, como Grafeno, Eletric Move, Indústria 4.0, Consórcio EENBRASIL e Mercopar, além dos nossos produtos que podem ser comercializados. O turismo e nossos vinhos também possuem um destaque especial. 
A cooperação entre as universidades também é uma boa estratégia para estreitarmos laços em pautas como Indústria Metalmecânica, Inovação e energia verde.”, pontuou Vergani, reforçando a relevância de iniciativas que conectem Caxias do Sul a mercados globais.

Caroline Charette, Paulo Orlandi e Marcelo Tavares enfatizaram o desejo do Canadá de conectar suas capacidades com as oportunidades oferecidas pelo Brasil. Eles destacaram áreas estratégicas como inovação, pesquisa e desenvolvimento como campos prioritários para colaboração. A diplomata canadense também expressou sua admiração pelo potencial industrial da região.

A cônsul canadense, que reside em São Paulo e veio à Capital e à Serra Gaúcha para visitas oficiais, elencou as semelhanças entre as atividades econômicas do Sul do Brasil e do Canadá, assim como as estratégias para redução de emissão de carbono. Charette também mostrou interesse em oferecer auxílio em projetos de resiliência em desastres climáticos e na relação comercial entre o país e o RS.

“É o mesmo ambiente, mesma conexão de oportunidades e desafios do Canadá. Somos semelhantes nos tipos de negócios e empresas, por isso é importante que os avanços dessa relação ocorram por meio dos estados”, destacou.

A visita reafirma o interesse mútuo em fortalecer os laços comerciais e explorar novas oportunidades para o desenvolvimento econômico conjunto, nos auxiliando na jornada rumo à cidade e região que queremos no futuro.

 

VISITA EMPRESÁRIOS CANADENSES

Saiba Mais:

CIC Caxias

Leouve

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR