06/05/2023

COMITIVA MOBILIZAÇÃO REGIONAL APRESENTA DEMANDAS REGIONAIS A MINISTRA DA SAÚDE

Comitiva da Mobilização Regional participa da programação da primeira visita da Ministra da Saúde Nísia Trindade  ao Rio Grande do Sul e reforça apresentação das demandas descritas no Projeto Especial Agenda Eleições 2022 ( Teto Mac e Habilitação HG,UPA).

A comitiva da saúde da nossa mobilização regional representada pelos Hospitais prestadores de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi convidada pela Deputada Federal Denise Pessoa a participar da agenda da primeira vista da ministra da Saúde Nísia Trindade acompanhada do Ministro de Comunicações Paulo Pimenta, que foram recebidos pelo governador Eduardo Leite na noite desta quinta-feira (4/5), no Palácio Piratini, para uma reunião que tratou de políticas públicas da área. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, também participou do encontro e destacou as demandas da Serra Gaúcha.

Leite destacou e reforçou alguns itens descritos em nosso “Projeto Agenda Eleições 2022” como a importância da articulação entre União, estados e municípios em prol da oferta de serviços qualificados para a população. “Nosso sistema de saúde pressupõe essa coordenação para poder prestar serviços de qualidade tanto na atenção primária quanto na média e alta complexidade", disse. "Saudamos a ministra como alguém que é da área e está com disposição de reposicionar o Ministério da Saúde como coordenador das políticas públicas de saúde no país, o que é fundamental.”

A ministra reforçou a idéia de estabelecer diálogo e colaboração com os entes subnacionais. “Este trabalho colaborativo e Inter federativo é muito importante. Colocamos todo o nosso esforço para recuperar essa capacidade de coordenação, com diálogo e trabalho junto aos secretários estaduais e municipais de Saúde e com os governadores e prefeitos”, afirmou

Durante o encontro, o governador apresentou ações empreendidas no Estado na área da saúde, elencando projetos como o programa TEAcolhe, que trabalha com o Transtorno do Espectro Autista, e o programa Assistir, que redistribui incentivos estaduais aos hospitais de acordo com a sua capacidade de entrega, qualificando o atendimento.

Leite entregou à ministra demandas do Estado, como o pedido de evolução do limite de custeio do governo federal para ações e serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, o chamado Teto Mac principal reivindicação da Mobilização Regional para este exercício.

“Fizemos o pedido pela recomposição do Teto Mac para que possamos habilitar novos serviços em hospitais do Estado tais como o de Caxias do Sul, que foi inaugurado na semana passada”, explicou o governador.

 

A recomposição do teto de recursos para serviços e medicamentos de oncologia foi outra demanda apresentada pelo Estado. A ministra disse que os pedidos apontados serão analisados pelo Ministério da Saúde na busca por avanços no atendimento às necessidades do sistema da saúde.

 

Nísia também destacou o andamento da questão das filas de cirurgias eletivas no Estado. “Recebemos recentemente do Estado o plano para o Programa Nacional de Filas de Cirurgias Eletivas e vamos assinar em breve uma portaria aprovando o plano e avançando neste ponto. Com certeza avançaremos também em outros temas”, projetou.

Nísia Trindade veio a Porto Alegre para a posse da nova diretoria do Grupo Hospitalar Conceição, local onde ocorreu um breve encontro com nossa comitiva promovido pela Deputada Federal Denise Pessoa; cada integrante teve oportunidade de apresentar suas demandas individuais como o  Diretor Sandro Junqueira (Diretor Hospital Geral), Cláudio Luiz Pessóa (Vice Presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul), Lara Sales Vieira (Hospital Pompéia), Dr. Dino de Lorenzi (Secretaria da Saúde Municipal), Rogerio Rodrigues (Diretor Mobicaxias)   e o nosso coordenador Geraldo Rocha ( Hospital Virvi Ramos) o destaque foi pelo conhecimento dos pleitos e pelo reforço no pronunciamento da Secretaria da Saúde Arita Bergamann ao falar da necessidade de habilitação emergencial das novas instalações do Complexo Hospital Geral que atende mais de 49 municípios da nossa região.

 

SEGUE ABAIXO OS DOCUMENTOS E REGISTROS DESTA IMPORTANTISSIMA ETAPA DA NOSSA MOBILIZAÇÃO REGIONAL:

REUNIÃO DE ENTREGA DE DEMANDAS A MINISTRA DA SAÚDE;

COMITIVA SAÚDE MOBILIZAÇÃO REGIONAL;

Solicitação Revisão Teto MAC - Média e Alta Complexidade SUS;

Habilitação  UPA Caxias do Sul;

Habilitação Leitos Complexo Hospital Geral.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR