A Federasul tem promovido diversas iniciativas para incentivar o desenvolvimento de cidades inteligentes no Rio Grande do Sul. Uma delas é o projeto Smart City RS, cujo objetivo é criar um ecossistema de inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as cidades. O projeto conta com a participação de empresas, universidades e governos locais e a partir de agora com a representação da nossa Mobilização Por Caxias (MOBI).
Na reunião da última quinta-feira (15) com Rafael Bechelin Diretor da FEDERASUL, foi debatido o assunto sobre Cidades inteligentes com participação do Mobicaxias e lideranças do ecossistema regional parceiras da nossa jornada rumo a um futuro melhor.
Esta iniciativa da federasul é o programa Cidades Inteligentes, que oferece capacitação e consultoria para gestores públicos interessados em implementar soluções tecnológicas em suas cidades. O programa aborda temas como mobilidade urbana, segurança pública, gestão de resíduos e eficiência energética.
Além disso, a entidade também tem promovido eventos e debates sobre cidades inteligentes, com a participação de especialistas e gestores públicos, também com o Mobi Caxias, que visam estimular a adoção de tecnologias inovadoras nas cidades gaúchas a reunião desta semana tratou da estruturação de ações que possam impactar neste tema a nível estadual.
O objetivo é disseminar conhecimento e incentivar a adoção de soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades.
Bechelin define que uma cidade inteligente é aquela que inova e que melhora a vida das pessoas. Ele esclarece que inovação, não necessariamente implica somente na utilização de tecnologia, mas também em criar formas inovadoras visando gerar bem-estar da comunidade, contemplando as áreas: social, ambiental, cultural e econômica.
Ele acredita que a Federasul por sua liderança na capital e capilaridade no Estado "tem condições de contribuir para difundir a cultura Smart City de forma efetiva e ser um fator de transformação para que as cidades possam ser mais inteligentes, seja por meio da tecnologia, seja por meio da inovação".
Saiba mais:
https://www.paginarural.com.br/noticia/305283/federasul-cria-duas-novas-divisoes-de-trabalho