29/09/2021

CDL CAXIAS CONVOCA MOBIZAXIAS PARA PARTICIPAR DAS DISCUSSÔES INICIAIS DO PROJETO URBANISMO TÁTICO “JÚLIO AVENIDA PARQUE”.

É com muita honra que hoje na manhã do dia 29/09/2021 o MOBICAXIAS participou de uma reunião na CDL(Câmara de Dirigentes Lojistas), para dar inicio as discussões do Projeto Urbanismo tático ''Júlio Avenida Parque'' aonde foi apresentado os seguintes tópicos:

Urbanismo Tático

A estratégia de desenvolvimento urbano chamada de Urbanismo Tático vem ganhando destaque nos últimos anos, mostrando-se eficiente para propor, a baixo custo e numa microescala, intervenções urbanas pontuais na intenção de promover o direito à cidade.

Rua Grande
A Avenida Júlio de Castilhos é a mais antiga via pública da cidade, seu leito incorporou um antigo caminho indígena e até as primeiras décadas do século XX não passou de uma estrada de terra batida, mesmo sendo a principal via da cidade.
Com o tempo foi estendida, urbanizada e ornamentada, permanecendo com um traçado inteiramente retilíneo.
Seus extremos são a Praça Getúlio Vargas diante do Monumento Nacional ao Imigrante, a leste e o entroncamento com a Perimetral Rubem Bento Alves, a oeste.
Sua evolução se confunde com a história de Caxias, da qual é a espinha dorsal da malha urbana

Ampliação calçadas
Em 1970 com base nas reformas urbanas de Curitiba, a secretaria do planejamento tenta implementar um projeto que transformava algumas quadras na região central da Avenida Julio de Castilhos em um calçadão para pedestres, porém fora executado apenas o trecho que passa pela praça Dante, o qual perpetuou até o ano de 2003, quando foi aberto juntamente com o alargamento das calçadas com padronização de piso na região central. No mesmo período também chegou a ser orçado o enterramento dos fios da rede elétrica, porem não foi dada continuidade ao projeto, e optaram apenas por limpar a rede elétrica.

OPORTUNIDADE
Ao mesmo tempo vemos que o modelo de ruas peatonais, com ciclovias são uma tendência.
Essa ideia resgata a rua como um espaço de encontro, passeio e lazer, que se retroalimenta do comércio e das atividades que ocorrem nesse espaço.
Atraindo as pessoas, melhorando a sensação de segurança, a Júlio assim pode se qualificar e se consolidar como um parque e um shopping a céu aberto.
Conectando uma ponta a outra da cidade, dando acesso a perimetral por dois lados.Avenidas como estas alavancam o turismo, seja aqui perto em Gramado ou Curitiba, ou mais distante como em Buenos Aires ou na Europa.

ENTENDIMENTO COLETIVO
Um dos principais problemas no planejamento tradicional é a falta de participação efetiva da comunidade, desde a fase de diagnóstico até a fase de projeto que devem ser elaborados em base as reais necessidades das pessoas.
Desta forma, não bastam audiências e workshops, por isso a intenção é que além destas ferramentas possamos aplicar dinâmicas e entrevistas, assim como monitorar o comportamento social no espaço, antes, durante e depois das intervenções feitas pelo exercício de Urbanismo Tático

Para alcançar esse objetivo será realizado um Workshop neste sábado, dia 02.10.21, das 8:30 às 12:15, na Sala de Cinema do Centro Cultural Ordovás, que tem por objetivo gerar um debate sobre Ação de Urbanismo Tático que serão implementados na Avenida Júlio de Castilhos. Essa Ação de Urbanismo tático tem como objetivo fechar uma das vias para carros em algumas quadras transformando o espaço em um parque para pedestres. Durante dois meses a comunidade irá utilizar a avenida desta forma enquanto serão desenvolvidas pesquisas para avaliar o resultado da ação e validar a sua implementação em toda a avenida.

O projeto é realizado em uma parceria entre o Laboratório Urbano, a Prefeitura Municipal, e a FSG (Faculdade da Serra Gáucha).

Para mais informações sobre o Projeto e o plano de ação para a condução do projeto clique AQUI

Para assistir ao vídeo de modelo da proposta do projeto que foi instalado em Nova York e deve ser adaptado no município clique AQUI

 

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR