13/03/2025

CAXIAS DO SUL FORTALECE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COM RUANDA E VIETNÃ

Nos dias 12 e 13 de março, Caxias do Sul recebeu as visitas das delegações diplomáticas de Ruanda e Vietnã, marcando um importante passo para o fortalecimento das relações comerciais e institucionais entre a Serra Gaúcha e os dois países. As agendas incluíram encontros com lideranças políticas, empresariais e acadêmicas, destacando oportunidades de parcerias em inovação, tecnologia, turismo e desenvolvimento econômico e assim atender o propósito da Câmara Temática de Atração e Retenção de Investimentos do Mobicaxias, seguindo a metodologia e programação em destaque:

Visita à Prefeitura e fortalecimento de laços institucionais

Na tarde de quarta-feira (12), o prefeito Adiló Didomenico e o vice-prefeito Edson Néspolo receberam, no Salão Nobre da Prefeitura, o embaixador da República de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, e o diretor da embaixada, Andrew Nkongho Oben. O encontro contou com a participação do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Felipe Gremelmaier, do presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Oli Paz, e dos representantes do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione e Rogério Rodrigues. Durante a reunião, foram discutidas possibilidades de cooperação em áreas estratégicas, participação em missões técnicas, além da troca de presentes simbólicos, como aquarelas do artista caxiense Antônio Giacomin.

Na programação a comitiva ruandesa e a adida comercial do Vietnã no Rio Grande do Sul, Trang Pham Hong, acompanhada do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Vietnã, Oscar Plentz, participaram de uma reunião na Microempa, Os visitantes foram recepcionados pelo presidente da entidade, Tiago Azevedo, e por diretores da entidade e o presidente do Mobicaxias Rodrigo Postiglione, onde foram apresentadas oportunidades comerciais e setores estratégicos da economia local e as estratégias e programas da entidade em prol dos processos de Importação e Exportação para as Micro e Pequenas Empresas.

Visitas a entidades empresariais e acadêmicas

Na quinta-feira pela manhã, a CIC Caxias recebeu as comitivas estrangeiras para um encontro com representantes de sindicatos patronais e entidades empresariais, incluindo Simecs, Simplas, CDL Caxias, Sindilojas e Sinduscon. O presidente da entidade, Celestino Loro, destacou a relevância dessas visitas para fomentar o intercâmbio comercial e reforçar o papel da CIC como promotora do desenvolvimento econômico regional. Os diplomatas de Ruanda e Vietnã apresentaram as oportunidades de negócios em seus países, com destaque para os setores de inovação, produção agrícola e manufatura industrial.

Dando sequência a comitiva foi recepcionada pelas diretorias comerciais da Marcopolo e posterior da Randoncorp, realizando reunião de apresentação de oportunidades e projetos estratégicos das companhias, ambas reforçaram os  seus interesses nas relações comerciais com os países dos visitantes e definiram novas atividades no futuro. 

Intercâmbio acadêmico e tecnológico

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) também fez parte da programação, recebendo o embaixador de Ruanda e sua equipe no Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS. A reunião foi liderada pelo coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios da Agência de Inovação UCSiNOVA, Fábio Verruck, e pela pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin. Durante a visita, a delegação teve a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pela instituição, especialmente na área de grafeno, nanotecnologia e inovação.

O professor Verruck ressaltou a importância do encontro para a internacionalização da UCS e destacou o crescimento econômico do continente africano como um mercado promissor. "O objetivo da UCS é se internacionalizar cada vez mais. Então, toda a oportunidade que temos de divulgar o nosso trabalho é sempre bem-vinda.

Sabemos que o continente africano está se desenvolvendo bastante, que demanda muitos serviços e produtos e, certamente, será um local para o qual vamos ampliar as atenções”, afirmou o professor Fabio Verruck.

O encerramento da visita foi em reunião na sede do  Mobicaxias na Universidade de Caxias Do Sul, no encontro as delegações relataram suas satisfações com a receptividade e com a eficácia da proposta elaborada para visita e reforçaram os convites para a realização de futuras missões técnicas e encontros diplomáticos a serem planejados, a adida do Vietnã formalizou o convite ao Mobicaxias para participar da 3ª edição de Vietnam International Sourcing Expo 2025 (https://vietnamsoucingexpo.vn). 

Projeções futuras e impacto para a Serra Gaúcha

A vinda das delegações de Ruanda e Vietnã para Caxias do Sul reforça a posição da cidade como um polo estratégico para negócios internacionais. O diretor-executivo do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, enfatizou a relevância da aproximação com esses países e os potenciais benefícios para a economia local. "Essa visita representa um primeiro passo para o fortalecimento de laços comerciais e institucionais, contribuindo para o crescimento da região e a abertura de novos mercados para nossos produtos e serviços", afirmou Rodrigues.

Além das áreas de inovação e tecnologia, outros setores estratégicos identificados para futuras parcerias incluem a agricultura, o polo metalmecânico e o setor de plásticos. As tratativas iniciadas em Brasília, em 2023, durante as reuniões com a Liga Diplomática Africana, tiveram continuidade nesta visita, sinalizando um interesse mútuo na construção de relações comerciais de longo prazo.

Com essas iniciativas, Caxias do Sul avança no cenário global, ampliando sua rede de contatos e explorando novas oportunidades que podem beneficiar a economia e o desenvolvimento local nos próximos anos.

Faça como as nossas Entidades Mantenedoras, venha nos ajudar a construir um Futuro Melhor....

Saiba Mais:

CIC Caxias

Microempa (Instagram)

Pioneiro

Prefeitura Caxias do Sul

Rádio Caxias

UCS

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR