26/10/2022

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RS NO 2º TURNO, EDUARDO LEITE E ONYX LORENZONI, VISITAM CAXIAS DO SUL

O candidato a governador do estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) foi o palestrante da RA promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) no dia 11 de outubro. A palestra do ex-governador se concentrou nas realizações de seu mandato, especialmente as reformas estruturantes que permitiram ao governo gaúcho fechar as contas com superávit de R$ 2,55 bilhões.

– É a primeira vez que isso ocorre desde 2009. Nos últimos 50 anos, o Rio Grande do Sul só teve resultado positivo em sete exercícios, voltando a ter agora em 2021. Contas no azul sem deixar de investir – reiterou.

Para Caxias do Sul e Região, Eduardo Leite disse que pretende avançar no apoio à atividade econômica e à logística e mobilidade, citando projetos como o porto do Litoral Norte e os acessos rodoviários ao novo aeroporto regional, em Vila Oliva, além de recuperação de estradas.

Sobre as prioridades de seu próximo governo, caso eleito, estão melhorar a qualidade da educação e do aprendizado; fazer do Rio Grande do Sul um polo nacional de qualidade no atendimento à saúde; combater a pobreza, principalmente a pobreza infantil, apoiar o agronegócio, a agricultura familiar e o enfrentamento dos ciclos das secas e crescer com inovação, transição energética e sustentabilidade.

O candidato a governador do RS, Onyx Lorenzoni (PL), por sua vez, palestrou na RA realizada no dia 20 de outubro, igualmente promovida pela CIC Caxias. Ao avaliar a conjuntura política nacional, afirmou que o País passa por grandes avanços e retomada da confiança. Mencionou os esquemas de corrupção nos governos anteriores e relatou algumas das realizações do atual governo federal, destacando o “revogaço” e a geração de empregos.

– Sabíamos que o Brasil, em 2015 e 2016, destruiu em dois anos 2,8 milhões de empregos. Isto não é pouco, porque havia um vírus chamado Arno Augustin, lamentavelmente um conterrâneo nosso. Naquele momento estivemos muito perto para pular no abismo das Venezuela, Argentina, Colômbia, Nicarágua e Bolívia. E temos de ter isso em mente na decisão que vamos tomar daqui a 10 dias – disse.

Onyx Lorenzoni afirmou ainda que o governo de Bolsonaro conseguiu produzir resultados positivos, como o menor nível de desemprego da última década, gasolina mais barata que a média mundial e também discorreu sobre os desafios da pandemia e das medidas tomadas para enfrentar a Covid-19, citando o Auxílio Emergencial, instalação de novas UTIs, compra de vacinas, dinheiro para estruturar a saúde em estados e municípios e programas de preservação de empresas e empregos.

As duas RAs foram conduzidas pelo presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, que ressaltou a relevância de Caxias do Sul no contexto estadual.

– Temos aqui pessoas de renomado saber técnico, econômico, político e social, razão pela qual entendemos que Caxias do Sul, e ratifico, pelo seu tamanho e expressão, deveria ter não menos do que cinco nomes na composição do primeiro escalão do próximo governo – afirmou.

Tanto Eduardo Leite, quanto Onyx Lorenzoni, estão comprometidos com a Agenda Eleições 2022 e com as demandas da Região da Serra contidas no documento. Ambos já dialogaram com a Mobilização Regional sobre as problemáticas da região, e se dispuseram a executar os planos elaborados na Agenda, pois acreditam na relevância que o RS apresenta para o cenário nacional.

Saiba mais sobre a visita de Eduardo Leite 

Saiba mais sobre a visita de Onyx Lorenzoni

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR