O evento contou com a presença de autoridades e especialistas no assunto tais como: Senador da República Luis Carlos Heinze, Paula Ioris (Vice-prefeita de Caxias do Sul), Prefeito de Farroupilha e representante da AMESNE Fabiano Feltrin. Com a participação do Doutor Antônio Fernando Pinheiro Pedro (Secretário Executivo de Mudanças Climáticas) de São Paulo, da Diretora Executiva da Bracham Eng. Lourdes Cristina Delmonte Printes Santos,Sr. José Roberto Embaixada Brasileira em Pequim, Sr. Henry Oswald (Presidente Bracham), Sr. Eng. Jessé Efraim ( Vice Presidente da Bracham), Sr. Luciano Ricardo Resner (Diretor de Engenharia da Marcopolo), Sr. Adalberto Maluf (Diretor de marketing – BYD), Eng. Sr. Jorge Jardim ( BYD), Eng. Everton dos Santos (Diretor Técnico-TES Shaguai), Sr. Nelson Lisot representando a CIC Caxias, Sr. Cesar Panison (Diretor UCS Inova), Sr. Diego Piazza (Diretor da UCS Grafeno) e do Sr. Rodrigo Postiglione Presidente do Mobicaxias.
Grandes especialistas da área reuniram se para debater o futuro das cidades e os impactos que as mudanças climáticas vão acarretar a vida dos cidadãos e apresentaram alternativas presentes já em São Paulo, Xangai, Pequim, Santa Catarina e na nossa Caxias do Sul; a mudança da matriz energética dos veículos no mundo todo é mais necessária do que nunca.
Tecnologias alternativas já são realidade em alguns países e podem ser aplicadas e desenvolvidas também pela indústria nacional, para discutir e potencializar ações que tornem essas tecnologias realidade também no Brasil. Desta forma, a Bracham em parceria com o MobiCaxias e UCS Inova promoveram, nesta sexta-feira (1 de abril de 2022) no Sky Samuara o fórum (DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DO CLIMA NAS GRANDES CIDADES).
Os painelistas e pesquisadores presentes chegaram ao consenso de que um desenvolvimento ordenado, um crescimento urbano planejado e decisões de governo que levem em conta novas tecnologias e pesquisas sobre o tema são importantes para minimizar os impactos negativos advindos dos desastres climáticos.
O setor de energia é um elemento chave no tema das mudanças climáticas. possui um papel extremamente importante no combate à emissão de gases do efeito estufa, devido ao desenvolvimento e incentivo de geração renovável e limpa.
A geração de energia renovável depende das condições meteorológicas, qualquer alteração na frequência e intensidade da chuva, na quantidade de radiação solar que atinge a superfície ou nos padrões de circulação de vento pode impactar drasticamente o setor de energia; o risco climático deixou de ser exceção e passou a ser regra.
É fundamental incorpora-lo nas decisões de investimento e gestão de riscos as condições de tempo e clima influenciam diretamente as cidades, desde os processos de planejamento de geração energia, até a operação e manutenção de hidrelétricas, complexos eólicos e solares, distribuidoras e transmissoras de energia; isso porque no brasil e na maior parte do mundo os ativos que compõem o setor elétrico estão expostos às interferências de tempo e clima, além de ter o vento, água e sol como um dos grandes aliados na geração de energia.
Em sua palestra o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo, Dr. Antônio Fernando Pinheiro Pedro, explorou os impactos que a mudança de matriz energética dos veículos tem para o meio ambiente e para a sociedade; destacando que o município de São Paulo possui um plano de ação climática 2020-2050 que busca, entre outras ações, zerar a emissão de gases de efeito estufa até 2030 e detalha as estratégias e planos do seu gabinete em São Paulo através de ações integradas.
Conforme o secretário, a frota de São Paulo, que representa 25% da frota nacional, é responsável, atualmente, por 68% das emissões; Pinheiro reforçou que, para concretizar o plano, é necessário todo o apoio dos órgãos públicos, associações e instituições de ensino. “sabemos que nossas metas são ousadas, porém são mais do que necessárias” precisamos descarbonizar nossa frota, enfatizou.
“Nós temos uma grande oferta de fontes de energia limpas. no nosso caso, trata-se de gerenciar essa abundância de uma forma consistente e segura para que tenhamos uma matriz elétrica e energética cada vez mais renovável”, completa a executiva”.
A Bracham foi criado em 2006 quando um grupo de empresários brasileiros com operações na china sentiu que poderia se ajudar mutuamente e também contar com a ajuda dos consulados dos dois países e por isso criaram, em um primeiro momento o foro brasil china, mas que, com o crescimento das intermediações com sucesso, foi elevado à câmara brasileira de indústria e comércio brasil china (Bracham); a Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Inovação na china é formada por empresas do brasil com investimentos ou escritórios no país do oriente.
Fundada em 1º de março de 2006, ela tem como missão articular os interesses coletivos dos empreendimentos brasileiros, e atuar como foro de congregação da comunidade brasileira na china; dentre os objetivos da associação estão a integração, o fomento de negócios, a redução de custos, a troca de conhecimento e a promoção de intercâmbio tecnológico, de negócios e cultural.
Primeiro Ônibus Articulado 100% Elétrico é construído em Caxias do Sul no Brasil foi apresentado no evento, onde todos os participantes do evento tiveram oportunidade de conhecer e tirar dúvidas em relação o projeto.
O modelo, com chassi da BYD, comporta 168 passageiros e terá um sistema inovador de biossegurança os corredores expressos no Brasil vão ganhar uma alternativa para lá de sustentável. Isso porque a BYD concluiu, com a Marcopolo, o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% eletrificado do país, com chassi D11B, de piso baixo.
De acordo com a fabricante, o chassi, que segue para homologação, possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio e autonomia de até 250 km.; Ao total, o modelo comporta 168 passageiros e terá um sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias.
Segundo a empresa, as primeiras 12 unidades já foram vendidas para a prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus elétricos.
“Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar”, destacou Jorge Jardim, diretor da BYD Brasil.
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