22/10/2024

AVANÇO LOGÍSTICO: PORTO MERIDIONAL DE ARROIO DO SAL PROMETE REDUZIR CUSTOS NO RS

Toda iniciativa voltada a reduzir os custos logísticos do Rio Grande do Sul é bem-vinda. Um exemplo recente é o projeto privado do Porto Meridional de Arroio do Sal, que será construído no Litoral Norte do Estado, com um investimento inicial de $ 1,3 bilhão de dolares . Na última sexta-feira, um ato simbólico marcou a assinatura do contrato de adesão do empreendimento em Porto Alegre. Esse contrato concede à DTA Engenharia Portuária e Ambiental o direito de implementar o projeto, que já se encontra em fase de licenciamento ambiental.

O Rio Grande do Sul, apesar de ser um dos principais polos industriais do país, enfrenta sérios desafios logísticos. Rodovias com capacidade inferior ao necessário e ferrovias sucateadas elevam os custos de transporte, tanto para a exportação quanto para a importação de insumos. Essa situação prejudica a competitividade das empresas gaúchas, limitando a atração de novos investimentos e incentivando a migração de negócios para outros estados.

O Porto Meridional, pela proximidade com regiões altamente industrializadas, como a Serra Gaúcha, que pode ser acessada via Rota do Sol, surge como uma alternativa estratégica para encurtar distâncias e reduzir custos logísticos. O projeto também tem o potencial de atrair cargas gaúchas que atualmente utilizam portos em Santa Catarina, que conta com cinco terminais. Contudo, o novo empreendimento não deve ser visto como uma ameaça ao Porto de Rio Grande, mas sim como um incentivo à competitividade saudável, estimulando melhorias em toda a infraestrutura portuária do Estado.

A expectativa é que o licenciamento ambiental seja concluído no próximo ano, permitindo o início das obras, que devem ser finalizadas em 30 meses. Além de impulsionar a economia do Litoral Norte, a construção e operação do porto devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos. O porto terá capacidade para movimentar 5 milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de carga líquida, 1,8 mil toneladas de carga geral e até 300 contêineres. No entanto, será necessário desenvolver uma infraestrutura de acessos e estradas adequada ao aumento do tráfego de veículos pesados na região.

A logística continua sendo um dos principais desafios para as empresas gaúchas, agravada pela distância dos grandes centros consumidores do país e pelas condições inadequadas de transporte. Entretanto, há avanços em andamento. Rodovias estão sendo duplicadas, a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho foi concluída em 2022, e há discussões sobre o retorno de ferrovias sem uso para a União, abrindo espaço para novos operadores. O Porto Meridional se junta a esses esforços, trazendo esperança de uma economia mais competitiva no Rio Grande do Sul.

Saiba Mais:

ZH - AVANÇO LOGÍSTICO

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