É SÓ NOTÍCIA BOA, O MOBICAXIAS NOVAMENTE DESTAQUE NO GZH:
Mesmo com a previsão de volta à operação do aeroporto Salgado Filho, seguem inalterados os planos para garantir que o Rio Grande do Sul tenha uma alternativa para o terminal de Porto Alegre. O plano de ação para a implementação eficiente do projeto "Aeroporto Regional da Serra Gaúcha", que segue em conformidade com o planejamento da Câmara de Infraestrutura da Mobilização por Caxias, avança como alternativa ao Salgado Filho na Serra Gaúcha, rumo ao RS que queremos.
Conforme Rogério Rodrigues, diretor-executivo do MobiCaxias, a intenção é começar a construção da pista de 1,95 mil metros ainda neste ano, pois as novas etapas de elaboração do projeto e construção do terminal ficaram para uma nova fase a ser definida.
— A outorga é do município de Caxias do Sul e nasceu como um aeródromo regional, mas mudou para um equipamento muito mais robusto, com foco internacional — explica Rogério.
Ao longo dessa evolução, o que era chamado de "aeroporto de Vila Oliva" mudou de nome para Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. A nova infraestrutura está sendo projetada com especificações técnicas que permitam sua transformação futura, com uma pista de maior comprimento, comparável à prevista para a reestreia do Salgado Filho, de 1,7 mil metros. Quando houver recuperação total no aeroporto de Porto Alegre, a pista terá novamente 3,2 mil metros.
Existe uma dotação de R$ 200 milhões para a construção da pista, recursos que não foram consumidos na etapa de estudos, projetos e certificações, segundo detalha o diretor do MobiCaxias. Esses recursos seriam suficientes para a construção da pista.
EVOLUÇÃO DO PROJETO E PRÓXIMOS PASSOS
Embora o projeto tenha quase 20 anos, foi modificado a partir de 2018, quando passou a vigorar a regra de que não pode existir mais de um aeroporto regional em um raio de 50 quilômetros. Rogério afirma que a etapa internacional virá na sequência de "outros projetos que querem se acoplar". Sem detalhar esses empreendimentos, ele reforça:
— Grandes projetos que virão para o RS precisarão de um aeroporto de grande porte na Serra.
Conforme a secretária de Planejamento de Caxias, Margarete Bender, os recursos para o aeroporto não serão afetados pelos cortes no orçamento da União:
— Esse é um equipamento extremamente necessário para a região e o Estado. Se por qualquer motivo o governo federal não cumprir o convênio, a orientação é partir para parcerias. Já temos sido procurados.
A secretária detalha que a prefeitura está pronta para processar a licitação, que só depende de uma confirmação da Secretaria da Aviação Civil (SAC) prevista para este mês. A localização segue em Vila Oliva, apesar da mudança de nome. E Rogério confirma a informação que surpreendeu a coluna e os leitores: não há problema com neblina no terreno.
O que é o MobiCaxias?
A Mobilização por Caxias do Sul – MobiCaxias, tem como seus princípios e conceitos de formatação, os mesmos definidos nas literaturas de Inovação e Ecossistemas Inovadores do pais, tendo como base a Tríplice Hélice e atualmente Quadri Hélice, formado por lideranças representativas do Poder Público (Executivo e Legislativo), Iniciativa Privada (Entidades Empresariais), Academia (Universidades e Faculdades) e a Sociedade Civil Organizada, também representada por: sindicatos, associações e outras instituições e organizações de caráter comunitário, cultural e social, além de pessoas físicas unidas e comprometidas em prol de uma Caxias do futuro.
O MobiCaxias está comprometido em realizar projetos factíveis e importantes para o futuro da nossa cidade, respeitando a sua cultura e planejando a Caxias do Sul para o ano de 2040.
Saiba Mais: