Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (14), a prefeitura de Caxias do Sul anunciou a abertura de 70 leitos no Hospital Geral (HG). Reunidos no Salão Nobre do Centro Administrativo, representantes do poder público e da instituição de saúde assinaram o contrato de prestação de serviço para ativação das vagas hospitalares.
Com aporte financeiro de R$ 53,3 milhões, oriundos do governo federal, será possível a liberação imediata de 55 leitos na nova ala do Hospital Geral de Caxias do Sul. Outros 15 serão revitalizados na antiga estrutura e mais 10 serão implementos na ala neonatal.
Os novos leitos vão funcionar tanto no prédio atual quanto na nova estrutura, que foi entregue em 28 de abril deste ano, após nove anos de obras. O edifício de sete andares fica ao lado do atual prédio do HG e é totalmente voltado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul e de outros 48 municípios. O contrato foi assinado oficialmente na sexta-feira (11), mas devido à importância e ao simbolismo da ativação dos leitos, o ato ocorreu nesta segunda.
Durante a solenidade, tanto a prefeitura quanto a Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), que é a mantenedora do HG, afirmaram que a conclusão da obra representa um símbolo do esforço coletivo dos governos estadual e municipal e da sociedade de Caxias do Sul.
A secretária de Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi ressalta:
— Com esse aditivo de mais de R$ 53 milhões do Ministério da Saúde, que é fruto de esforço de muitos da nossa cidade, nós vamos ter 70 novos leitos. É algo inédito essa verba, e temos que reconhecer, porque a gente vê esse recurso indo para outras regiões, e dessa vez veio para Caxias do Sul.
O presidente do Conselho de Saúde, Alexandre Silva, disse que a ativação dos leitos é um passo importante para o atendimento pelo SUS, e que pode reduzir o tempo de esperar nas unidades de pronto-atendimento do município.
— É uma conquista de muitas mãos, com resultado importante que vai chegar, que é o atendimento SUS humanizado, para todas as pessoas que esperam de 10, 15, 20 dias um leito hospitalar, principalmente na UPA Central e na UPA da Zona Norte. Vai desafogar esse atendimentos nas unidades. Não é a solução para todas as nossas demandas, mas é importante para reduzir o tempo de espera da fila de leitos hospitalar, não só de Caxias, mas também da região Macro Serra.
Saiba mais: