Na noite desta quarta-feira (10), os diretórios municipais de 21 partidos políticos de Caxias do Sul receberam a "Agenda Eleições 2024". Este documento, que contém propostas de desenvolvimento para a cidade em curto, médio e longo prazos, foi entregue em um encontro na Câmara de Vereadores Municipal. O evento contou com a presença de pré-candidatos, presidentes e representantes dos partidos, além de lideranças municipais.
A criação do documento de 92 páginas foi uma iniciativa do MobiCaxias (Mobilização por Caxias do Sul) em colaboração com a União das Associações de Bairros (UAB). O MobiCaxias é uma entidade que reúne 50 instituições e mais de 400 pessoas de diferentes setores econômicos e sociais.
PRIORIDADES DA AGENDA
Entre as pautas prioritárias da Agenda Eleições 2024 estão:
COMPROMISSO ESTRATÉGICO
Os partidos têm um período para avaliar as sugestões e solicitações da Agenda Eleições 2024. Um novo encontro está marcado para o dia 7 de agosto, após as convenções de homologação das candidaturas, que ocorrem de 20 de julho a 5 de agosto. Nessa reunião, os candidatos à prefeitura serão convidados a assinar um termo de compromisso com os tópicos sugeridos pelo MobiCaxias. Rodrigo Postiglione, presidente do MobiCaxias, destacou a importância do plano estratégico, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
NORMAS ELEITORAIS E DESINFORMAÇÃO
Durante o evento, Edson Borowski, chefe do cartório eleitoral de Caxias do Sul, abordou as principais normas da legislação eleitoral para o pleito deste ano. Borowski alertou sobre o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na produção e disseminação de fake news. Ele enfatizou que a desinformação é uma manipulação da informação e que os candidatos devem ser cuidadosos com o que publicam.
Entre as medidas de contenção mencionadas estão a agilidade na retirada de conteúdos falsos das redes sociais e as penalidades previstas. Borowski também anunciou a redução no número de candidaturas ao legislativo em Caxias do Sul, de 33 para 24, e informou que a cidade conta com 347 mil eleitores cadastrados para o pleito de 6 de outubro.
ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE
O evento também contou com uma manifestação do Conselho Diretor do MobiCaxias ( Poder Executivo: Paula Ioris, Poder Legislativo: Marisol Santos, Classe Empresarial: Jaime Marchet, Sociedade Civil - UAB: Salvio Fontes e o Presidente: Rodrigo Postiglione) e uma palestra de Edson Borowski sobre as eleições de outubro. Postiglione reforçou a importância de atrair investimentos, aumentar o turismo e agilizar o escoamento das mercadorias produzidas na cidade.
O MobiCaxias, que conta com a participação de mais de 50 entidades e aproximadamente 400 voluntários, continua comprometido com o desenvolvimento de Caxias do Sul através de um planejamento estratégico e colaborativo o projeto "CAXIAS 2040" á cidade que queremos no futuro.
Faça como as nossas entidades mantenedoras e participe desta jornada...
Saiba mais em: https://leouve.com.br/ultimas/agenda-eleicoes-2024-mobicaxias-entrega-a-partidos-propostas-para-o-desenvolvimento-de-caxias-do-sul2