Na manhã desta segunda-feira, 29/05, o nosso Presidente Rodrigo Postiglione do Mobicaxias participou convidado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em evento que sediou a primeira de uma série de outras 13 audiências que vão ocorrer nas demais universidades comunitárias do Estado. Nela foi debatido “O Papel das Universidades Comunitárias no RS e a Facilitação do Acesso ao Ensino Superior”. Instalada no dia 11 de maio de 2023, a Comissão Especial tem como principal objetivo discutir o acesso à universidade e alternativas para garantir o cumprimento do preceito constitucional que determina a aplicação de 0,5% da receita líquida do estado no ensino superior.
Postiglione em sua fala reforça que a UCS ocupa a cadeira da academia na governança colaborativa do Mobicaxias aplicando a Tríplice Hélice, na prática em Caxias do Sul, destaca o importante papel da nossa universidade comunitária exercendo o seu propósito de colaborar com a construção de uma comunidade melhor no futuro e implementação de diversas ações tais como: Desenvolvimento de HUBs de Inovação e Tecnologia (Vale do Grafeno e Nióbio, Mobilidade Elétrica, Infraestrutura Regional e a espetacular campanha "Todos Pelo Geral para Todos" entrega do Complexo Hospitalar do Hospital Geral.
O resultado dessa série de audiências será um relatório que vai apontar as principais demandas das universidades comunitárias e propor soluções efetivas para que essas instituições resgatem seu potencial na geração do conhecimento. O diagnóstico geral apresentado na primeira audiência mostra uma considerável evasão do público universitário, muito devido aos efeitos da pandemia de Covid 19. “Estamos protagonizando e iniciando hoje um evento único, que será definitivo para reposicionar as universidades universitárias como agentes fundamentais nesse processo de transformação social”, observou o presidente do Comung e reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn.
Autoridades acadêmicas relataram a situação das universidades comunitárias, que atendem 133 mil alunos em 45 municípios gaúchos, mas vêm perdendo público nos últimos anos para os conglomerados educacionais com fins lucrativos. A principal reivindicação do setor é o cumprimento do artigo 201 da Constituição Estadual, que determina a aplicação de 0,5% da receita própria de impostos no ensino superior. Também pleiteiam a implantação de políticas públicas de acesso e o lançamento de editais específicos para a inovação.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, que é secretário do Comung, salientou o potencial das universidades comunitárias devido ao modelo com que prestam assistência ao poder público, às iniciativas privadas e às entidades de classe. “Essas parcerias e essa troca de conhecimento precisam ser aprofundadas para que a sociedade se beneficie em áreas como educação, saúde, pesquisa e desenvolvimento econômico”, disse.
“A comissão inaugura um momento histórico de posicionamento das universidades comunitárias, e nos orgulhamos de receber a primeira audiência pública com essa importante matéria”, falou o reitor da UCS, Gelson Rech.
O presidente da Comissão Especial das Universidades Comunitárias da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Rafael Braga, ficou satisfeito com a adesão do público, formado por outras autoridades políticas, acadêmicas e por representantes da classe estudantil. “É por vocês (estudantes) que estamos aqui, e para que os mais variados agentes da sociedade apresentem as suas percepções e as suas propostas. Vamos trabalhar na elaboração de um relatório importante para termos um documento que norteie as ações das universidades comunitárias na captação de novos alunos e na melhoria de suas estruturas, por meio de parcerias público-privadas, conforme a demanda de cada região do Estado”, comentou Braga.
Sobre o Comung:
Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul constituiu o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o Consórcio é formado por 14 Instituições de Ensino (UNISC, FEEVALE, UFN, UPF, URI, PUCRS, URCAMP, UNIJUÍ, UNILASALLE, UNICRUZ, UCS, UNIVATES, UNISINOS, UCPEL) que abrangem quase todos os municípios do Estado e prestam relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde.
As Instituições de Ensino Comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são autênticas instituições públicas não estatais.
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https://www.youtube.com/shorts/3hlN3CA5Wzo
https://www.youtube.com/shorts/-ywCfIDFpDg
https://www.youtube.com/watch?v=9stoCVLF6r8