Um dos mais importantes eventos do País na área de automação industrial, a EletroFair, reuniu em Porto Alegre, entre 10 e 11 de abril, representantes nos segmentos de robótica, redes e segurança, iluminação, materiais elétricos e EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Em sua 11ª edição, a feira promovida pela Eletronor – empresa do Grupo Sonepar – se consolidou como um marco no setor, apresentando soluções inovadoras para integração de processos, aumento da eficiência e transformação digital.
– Fato é que estávamos vivenciando a quarta revolução industrial, em que estar conectado de várias formas se tornou obrigação. Além da presença dos fabricantes trazendo os mais recentes lançamentos, também tivemos a presença de integradores de sistemas que puderam suportar os clientes na aplicação dentro da indústria. A EletroFair proporcionou oportunidades para networking, parcerias estratégicas e aquisição de conhecimento sobre as últimas tendências. Não à toa, firmou-se como uma das mais relevantes feiras de toda a região sul – afirmou o diretor da Eletronor, Carlos Varisco.
A EletroFair estava maior. Na última edição, a feira ocupava menos de um quarto do pavilhão de exposições da FIERGS. Naquele momento, o evento contemplou metade do espaço, permitindo contato com uma série de expositores, incluindo 3M, A-IIoT, Ansell, Bracol, Brady, D2W, Dahua Technology, Endress+Hauser, Fluke, Hero, JGB, Ledvance, MiR, Naville, Payback, Philips, Phoenix Contact, Ponfac, Prysmian Group, Rittal, Rockwell Automation, SMC, SPI, Steck, TradeForce e Universal Robots.
– Pela primeira vez, separamos os expositores em ilhas temáticas, como a de automação, de materiais elétricos e de segurança. Até então, cada empresa tinha seu estande e não necessariamente ficava próxima de companhias do mesmo setor. Mas percebemos que os visitantes costumavam se concentrar na área que tinham mais afinidade. Então, a ideia foi unir as empresas que permeavam o mesmo assunto para que os participantes pudessem conhecer propostas semelhantes – explicou o gerente regional de Vendas da Eletronor, Guilherme Oliveira.
O executivo ainda apostava que o grande destaque do evento seria a ilha de robótica colaborativa. Na edição passada, as soluções dessa área ficavam misturadas às outras iniciativas de cada expositor. Agora, elas teriam um espaço dedicado, apresentando diversos robôs.
A EletroFair também era conhecida pelo circuito de palestras. Nesse ano, a programação deixou de focar apenas em conhecimentos técnicos para trazer repertório que impactava o dia a dia dos visitantes.
– Desde o ano anterior, percebemos que nosso público mudou, sendo mais composto por tomadores de decisão. E como esses profissionais costumam ser os responsáveis por aplicar as soluções nas empresas, nossa ideia foi fugir um pouco do lado técnico e mostrar viabilidades econômicas. Não queríamos focar em quanto custava para implementar algo, mas o custo de não apostar nas tendências – comentou Oliveira.
Entre os nomes confirmados para a edição de 2024, estavam Denilson Shikako, fundador e consultor de inovação na Fábrica de Criatividade; Claudio Makarovsky, diretor do segmento de Energia e Recursos Naturais da Microsoft; e Mauricio Barbarulo, gerente da Rockwell Automation falando sobre Cibersegurança na indústria.
A participação na EletroFair 2024 foi totalmente gratuita. Era possível fazer o credenciamento pessoalmente no evento, mas, como a expectativa era de que comparecessem 800 pessoas nos dois dias de feira, a dica era realizar o cadastro antecipadamente de forma online. Para isso, bastava acessar o link disponível e clicar em “Inscrição”.
Saiba mais: