27/09/2022

“A SERRA GAÚCHA QUE QUEREMOS” – SÉRIE DE REPORTAGENS REFERENTE À AGENDA ELEIÇÕES 2022: TURISMO

A Rádio Caxias publica a série de reportagens especiais "A Serra Gaúcha que Queremos", produzida em parceria com o movimento Mobilização Regional. O objetivo é apresentar as principais demandas apontadas na "Agenda Eleições 2022", documento entregue a candidatos no pleito deste ano com diagnósticos e propostas de soluções divididos em sete áreas. O terceiro tema abordado é o turismo.

A elaboração do Observatório do Turismo por um grupo multidisciplinar da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é um projeto encaminhado por meio de uma verba conquistada na Consulta Popular 2022, repassada pelo Governo do Estado ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Serra). Com o trabalho será possível conhecer detalhes e números oficiais dos atrativos, do trade da Serra Gaúcha e, principalmente, dos visitantes.

O diretor de Turismo do Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (Contur Hortênsias), Rafael Castelo Costa, pontua nesse contexto que a questão da governança integrada é considerada fundamental para a evolução do setor. No Estado, as políticas públicas precisam contar com o apoio dos conselhos regionais e municipais, deixando a Secretaria Estadual fortalecida.

A pandemia, que provocou uma parada rápida e abrupta, também deve ajudar na estratégia pois muitas mudanças ocorreram. O diretor contextualiza que estabelecimentos fecharam, outros reviram as atuações e perceberam deficiências nos últimos dois anos. Costa considera que o Contur Hortênsias está integrado com os grupos de trabalho dos Campos de Cima da Serra e da região Vinhedos para trabalhar em conjunto a questão da infraestrutura regional.

O diretor do Contur Hortênsias, que foi secretário municipal do Turismo, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula e é empresário do setor, complementa que a mão de obra é outro ponto que merece destaque, ação que tem sido encaminhada por meio de parcerias estratégicas com o Sebrae-RS e universidades.

O presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Segh Uva e Vinho, Marcos Ferronatto, lembra que a atuação governamental carece de uma visão integrada de governança do setor, o que promoveria efetivamente o turismo. Ele concorda com a elaboração de planos regionais, opina que as condições estruturais das estradas precisam ser melhoradas, compartilhando da opinião do dirigente das Hortênsias.

A falta de continuidade nas políticas públicas e a burocracia em todas as esferas administrativas geram perda de tempo e recursos e insegurança aos negócios, cita Ferronatto. Para ele, que também é empresário do setor, é preciso avançar nessa pauta e na questão da qualificação profissional para empreendedores e funcionários.

A série especial "A Serra Gaúcha que Queremos", que inclui Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), irá ao ar até o dia 30 de setembro, dois dias antes do primeiro turno (2 de outubro). As reportagens também estão disponíveis no site e nas redes sociais da Rádio Caxias. O próximo tema abordado será a infraestrutura regional.

Ouça a matéria "A Serra Gaúcha que Queremos" - Turismo

O próximo tema abordado será a infraestrutura.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR