01/10/2022

“A SERRA GAÚCHA QUE QUEREMOS” – SÉRIE DE REPORTAGENS REFERENTE À AGENDA ELEIÇÕES 2022: SEGURANÇA

A Rádio Caxias encerra nesta sexta-feira (30) a série de reportagens especiais "A Serra Gaúcha que Queremos", produzida em parceria com o movimento Mobilização Regional. O objetivo é apresentar as principais demandas apontadas na "Agenda Eleições 2022", documento entregue a candidatos no pleito deste ano com diagnósticos e propostas de soluções divididos em sete áreas. O sétimo e último tema abordado é a segurança.

É entendimento que a região da Serra Gaúcha, a segunda maior do Estado, recebe policiais de forma desproporcional nos últimos anos. Assim, a quantidade de servidores está fora das necessidades. Por isso, entre as sugestões entregues aos postulantes a cargos públicos, está a promoção contínua de concursos para a contratação de agentes da segurança e a promoção e o incentivo para a criação de um sistema que integre as cidades por meio do videomonitoramento, possibilitando o acompanhamento de veículos e pessoas em tempo real.

Para que isso se torne realidade, a captação de verbas para investimento na área, principalmente na aquisição de equipamentos, é um desafio. A possibilidade de criar uma legislação que facilite o investimento público e privado no cercamento eletrônico, colocando-o como parte do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), é outra alternativa proposta pelo MobiCaxias, que tem ampliado a atuação pelo envolvimento regional.

Nesse contexto, o presidente do Bento+20, Adelgides Stefenon, ressalta que entidades desenvolvem esse trabalho considerado pioneiro, que envolveu muitos esforços e que irá agregar desenvolvimento no futuro. Além do aumento dos efetivos e de investimentos na inteligência policial, o dirigente detalha ações referentes ao cercamento eletrônico.

Em síntese, Stefenon defende maior efetividade para que a questão da segurança seja aprimorada, como têm feito atualmente, com mais condições aos servidores. A implantação de uma Central de Polícia em Bento Gonçalves e a construção de sedes para as unidades da Brigada Militar de Nova Prata, Paraí, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa podem contribuir para essa maior efetividade.

O presidente do Bento+20 complementa que a Central de Polícia pode ajudar nessa construção, bem como a criação de uma Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a exemplo da especializada com sede em Caxias do Sul.

A série especial "A Serra Gaúcha que Queremos", que inclui Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), se encerra nesta sexta-feira (30), dois dias antes do primeiro turno (2 de outubro) das Eleições 2022. As reportagens também estão disponíveis no site e nas redes sociais da Rádio Caxias.

Compartilhar:

Receber novidades sobre o MobiCaxias

SUBIR